Tuesday, December 12, 2006

Lost in Translation – Part II – Qingdao e Gan Yu

Dezembro 2006

A saida de Ho Chi Minh City nao foi propriamente facil. Quando chegamos ao aeroporto o nosso voo tinha sido cancelado. Depois foram varias tentativas para conseguir arranjar um voo para Qingdao que chegasse a horas de podermos jantar no hotel em Gan Yu. Finalmente conseguimos!

Ainda temos de fazer escala em Shenzhen e comprar um bilhete. O meu colega fala chines. Que alivio! Poucos ocidentais se vem. No balcao onde compramos os bilhetes encontram-se duas raparigas. Parecem duas miudas entusiasmadas com dois ocidentais. Pedem para nos tirar uma fotografia. Para as fazer felizes acedemos! Ajudam-nos depois no check in.

Chegamos ao aeroporto de Qingdao. Mais um grupo de olhares curiosos! Uma jovem acena-me. Ao principio nao percebo muito bem porque. Acabo por acenar de volta e sorrir. Os meus 15 minutos de fama!

Chegamos a Gan Yu as 10 da noite. Provincia de Qingdao, uma das zonas rurais do pais.Hotel: qualidade fraca. A casa de banho deixa muito a desejar, diz muito sobre o hotel! Temos 5 minutos apenas. Da para uma ida a casa de banho e refrescar-me um pouco.

Dirijo-me a uma pequena sala onde vamos ter um jantar. Mesa redonda!Segundo os costumes chineses a o primeiro a sentar-se e a pessoa mais importante (o meu chefe!). Assim foi definido previamente. Em frente senta-se o segundo mais importante. O chefe dos nossos colegas da China. O resto das pessoas (6 no total) sentam-se a volta (os que falam apenas chines sentam-se lado a lado - 4 no total). O jantar decorre com alguma tranquilidade. Nao sei muito bem como me comportar. As diferencas culturais podem criar situacoes embaracosas e nao convem muito numa viagem de negocios. Passo a maior parte do tempo calada. Nao ha-de ser nada. Amanha ha-de correr melhor.

Ate consegui dormir bem. Acordo cedo para ir para a fabrica. Antes o pequeno almoco: arroz, fritos entre outros pratos chineses. Salvou-se a melancia, um ovo cozido e umas fatias de bolo (gracas a Deus). Quem sobrevive a esta comida aguenta qualquer coisa!

Visitamos a fabrica por volta das 9 horas. Cerca de 1h30m depois chegam as autoridades fiscais: highlight desta viagem. 4 inspectores fiscais aparecem com um camara man e um fotografo. Querem gravar e fotografar uma entrevista com os investidores estrangeiros detentores da empresa. Objectivo: mostrar que muitas empresas de capital estrangeiro investem na China e que isso e muito vantajoso em termos fiscais! Comecamos por tirar umas fotos com os inspectores fiscais chineses e os nossos colegas da China. Varios sorrisos! Mais fotos e gravacoes.

Apenas um deles fala ingles. E pouco... O meu colega holandes acaba por lhe perguntar se quer que faca um pequeno discurso a indicar o quanto estamos gratos as autoridades chinesas por nos terem dado estes incentivos fiscais. Mais umas fotos e sorrisos! E mesmo surreal! Os inspectores fiscais estao encantados por nos verem la. Nao nos podemos esquecer que estamos numa parte rural da China. Mais umas fotos e gravacoes e algumas trocas de palavras absurdas. Ja nao me consigo aguentar. Tenho a boca escancarada ha 15 minutos. E pior que uma ida ao dentista!Finalmente vao embora. Podemos voltar ao trabalho.

Depois de uma apresentacao da gestao seguimos para visitar um cliente: um distribuidor que tem uma loja. As condicoes sao bastante precarias. 10 minutos e ja me sinto regelada. Devem estar abaixo de zero graus e estas pessoas nao tem aquecimento.Esquecemo-nos da sorte que temos hoje em dia.

De volta para o aeroporto! Proximo destino: Beijing

No comments: