Saturday, March 24, 2007

Transylvania, beyond the mountains and the myth


March 20 and 21, 2007

Desta vez vi-me de malas e bagagens pronta para partir as 7 da madrugada para um destino que de certa forma sempre me suscitou alguma curiosidade. a Transilvania, na Romenia. A Transilvania e uma provincia na Romenia coberta de lendas e mitos e rodeada pelas montanhas dos Carpatos (Carpathian). Aqui se encontra o famoso castelo de Bran do Dracula perto de Brasov que e actualmente um monumento nacional e atrai inumeros turistas.

Nesta viagem foi so de longe que vimos as montanhas ou qualquer evidencia do Dracula. A chegada a Timisoara foi atribulada com alguns atrasos em Munique. Chegamos por volta da 1.30 da tarde. A entrada do aeroporto de Traian Vuia encontramos exposto o primeiro aviao no mundo com uma estrutura metalica construido por Aurel Vlaicu que partiu pela primeira vez em 1906. Que pena nao ter a maquina fotografica.

Na expectativa de ainda irmos trabalhar da parte da tarde entramos no carro com destino a Salonta (local onde temos a fabrica). A viagem ainda nos leva cerca de 1 hora inicialmente. A meio da viagem o nosso anfitriao (colega da empresa local) indica-nos que vamos almocar a outra regiao (Arad) onde ja foi marcado o restaurante.

A ementa no restaurante consiste numa entrada de carnes fumadas e alguns legumes. Fico cheia! O meu estomago ja so esta habituado as “sandochas” da Holanda. Nao sei se consigo comer mais alguma coisa. Mas eis que chega o prato principal. Abro no centro da mesa espaco para colocarem a tabua de carnes. “Nao, nao” diz o empregado. “E uma dose para cada”. Sou confrontada de repente com uma tabua com cerca de 200 gramas de tres tipos de carne, ou seja 600 gramas de carne para comer! Tanto trabalho no ginasio nos ultimos anos a gastar calorias para ficar mais elegante e eis que me vejo na perspectiva de ganhar mais 10 kilos antes de voltar a Portugal. Nem quero pensar!

Mas voltando ao almoco: primeiro tipo de carne: porco selvagem. Segue-se o veado e por ultimo carne de urso. Sim senhor, carne de urso! E para quem esta a imaginar a que e que sabera digo ja que e uma carne tenra e saborosa, como nunca imaginei. Uma especie de carne de vitela mas muito mais tenrinha. A carne de urso e ainda inacessivel a muitas pessoas dado o seu preco elevado. Os ursos habitam normalmente as montanhas dos Carpatos.



A bem ou a mal o que e certo e que a carne marchou toda. Com o estomago completamente atolado seguimos viagem. Arad e uma cidade agradavel com alguns edificios antigos preservados. Ao sairmos da cidade observamos a paisagem bastante plana. Ao longe avistamos as montanhas. Esta regiao revela-se mais rica que a regiao de Craiova no sul da Romenia onde estivemos ha algum tempo. Nota-se que as casas tem tectos bem mais resistentes e a construcao aparenta ser de melhor qualidade.

Vejo novamente o mesmo tipo de carros que tantas vezes vi passar em Craiova, no Sul. Identifico a marca desta vez, Dacia (Grupo Renault). O Dacia e produzido localmente na Romenia pelo que estes carros existem aos milhares e muitos deles ja se encontram num estado bastante degradado.

Olho atentamente para os locais. O povo romeno lembra-me em muito o povo cigano (sem qualquer desprestigio para esta raca) com muitas parecencas fisicas.

Este desvio para o almoco custou-nos mais 1h30 de viagem. Siga para Salonta. Antes disso paragem no caminho para visitar um dos nossos clientes, uma loja de venda de racao para porcos, galinhas e animais domesticos. Esta revela-se nao muito diferente da loja que visitamos na China com as mesmas condicoes precarias.

Seguimos viagem finalmente para Salonta para a visita obrigatoria a fabrica. Cerca de 30 minutos e o que leva para visitarmos a fabrica. Com estas paragens todas ja sao 5.30 da tarde. Hora de ir para o hotel onde iremos ficar e ter as reunioes.

O hotel acaba-se por se revelar um motel com uma meia de duzia de quartos e uma sala onde iremos fazer as reunioes e comer. Depois de uma pausa de 5 minutos no quarto sentamo-nos na sala de reunioes para ver algum trabalho preparado pelos nossos colegas. Por volta das 20h jantamos. Comeco a sentir um cansaco extremo depois de um dia tao preenchido.

A noite nao se revela muito tranquila tendo ficado num quarto em frente a um candeeiro de rua que passa a maior parte do tempo ligado. A cortina mal consegue tapar a luz.

O dia seguinte de manha comecamos cedo o dia de trabalho e acabamos por volta da 1 da tarde para um almoco rapido e partida para o aeroporto.

A viagem para o aeroporto revela-se bastante atribulada com bastante transito. O ter de passar pelo meio das cidades nao ajuda muito. Ja na recta final a coisa comeca a ficar complicada quando temos de passar por uma linha de comboio fechada com uma fila enorme de carros a espera do comboio. O tempo comeca a apertar. O nosso colega tenta ver com outro condutor se ha uma alternativa. Nota-se bastante ansiedade nas suas reacoes. Partimos por outro caminho. Outra fila. Metemos pela faixa contraria ao transito e passamos a linha de comboio com um sinal vermelho! Por momentos pensamos que nao vamos ter tempo de fazer o check in. Depois de mais algumas infraccoes chegamos ao aeroporto e conseguimos fazer o check in ainda a tempo.

Partida para a Bulgaria novamente, desta vez numa viagem bastante mais rotineira...

No comments: