Saturday, July 21, 2007

Dayton Dragons





July 18-20, 2007

Roterdao, sabado a tarde. Descanso no sofa apos regresso de Lewisburg, Ohio hoje a hora de almoco. Muitas horas de viagem e dois dias de reuniao num local onde nao esperava voltar tao cedo. Mas o destino assim o ditou e foi inevitavel o regresso a America profunda.

Cheguei a Dayton quarta-feira as 19h30 apos uma hora de atraso no aviao de Detroit para Dayton. Motivo? Varios. Comecou com um problema no ar condicionado que teria de ser solucionado com uma mangueira que apos alguns minutos, de acordo com o comandante, explodiu. Ouvimos apenas um estalido e passados momentos la estava o comandante a explicar que teriam de ir buscar nova mangueira para solucionar o problema. E a temperatura continuava a subir dentro do aviao... Apos mais algumas intervencoes do comandante a explicar o desenvolvimento da situacao, finalmente comecou a movimentacao do aviao para a descolagem. Nova mensagem do comandante a indicar que o aviao estava com excesso de peso. Alternativas: voltar para o gate para deixar um passageiro ou ficarmos cerca de 15 a 20 minutos parados a “gastar” combustivel ate termos o peso adequado.Isto num aviao de cerca de 50-60 lugares que ia meio cheio.

O comandante optou pela segunda opcao (nao nos foi pedida opiniao nao!) e com isto ja la ia uma hora de atraso! Apos termos levantado voo a hospedeira informou-nos que nao se iria levantar para servir bebidas dado que para ela a turbulencia era excessiva e, segundo a mesma, o voo eram apenas 25 minutos.

E no final da viagem outro aviso da hospedeira a indicar que para apertarmos os cintos de seguranca e endireitarmos as costas das cadeiras. Mais uma vez, dada a turbulencia, nao se iria levantar e confiava que obedecessemos as regras. Isto numa companhia aerea america que advoga:

“We guarantee you will have the lowest fares”

Sim, percebemos que para manter as lowest fares nao devam pagar muito aos empregados que ja se recusam a trabalhar! As lowest fares sim mas tambem a lowest quality! Ja para nao mencionar o facto da maioria das hospedeiras e hospedeiros serem um pouco “entradotes”.

Conseguimos finalmente chegar a Dayton, onde me aguardava o meu colega americano. As opcoes estavam definidas, era so escolher: Jantar, assistir a um jogo profissional de baseball ou as duas opcoes combinadas. Dentro desta ultima: opcao de jantar no campo de baseball ou jantar primeiro e ir de seguida ao jogo. Nao houve grande dificuldade na escolha: jantar no campo de baseball.

Dirigimo-nos a Dayton e quando entramos no campo o jogo ja estava a decorrer com os Dayton Dragons como equipa da casa. A primeira sensacao de entrar num campo de baseball e sensacional, ainda que seja da minor league. Em cada ending que termina a equipa de animacao invade o campo com jogos para as criancas e adultos (tipicamente americano!). A volta do campo encontram-se tendas com cachorros, hamburgers, bebidas e gelados para manter o nivel de obesidade de que continua a sofrer a populacao americana. Drigimo-nos para os nossos lugares na primeira fila onde se consegue ver claramente o jogo. O baseball nao e propriamente um jogo que mantenha o publico em sobressalto em cada jogada. Dai que se esteja a tornar um jogo cada vez menos popular nos Estados Unidos. O grande desporto e mesmo o futebol americano sendo que o soccer (nosso conhecido futebol) cresce em popularidade (que certamente ira disparar com a ida do famoso David Beckam!).

As duas horas que passamos no campo sao preenchidas com algumas explicacoes do jogo (que de certa forma ja conhecia por ter jogado na escola) devidamente acompanhadas com um cachorro, cerveja, amendoins e gelado de chocolate cookies. Uma refeicao verdadeiramente americana! Sao 9.30 da noite e o efeito do Jet Lag comeca a fazer-se sentir com mais forca depois de um dia muito comprido.

Os dois dias seguintes sao passados em reuniao na empresa e um jantar com o director geral e a esposa. Volto na sexta feira ao fim do dia para chegar a Amsterdao apenas Sabado a hora de almoco.

Tempo de descansar para segunda feira voltar a carga! Desta vez novamente em Moscovo.

No comments: