Friday, April 27, 2007

Moscow, Russia


April 25, 2007

Partida para Moscovo nesta terca feira para regressar ja no dia seguinte. Como diz a minha mae sao viagens relampago!

Encontro-me neste momento de volta a Amsterdao e sao quase 8 horas da noite. Ao meu lado um casal do Azerbeijao. Tem sido sem duvida uma viagem caricata com estes dois ao lado. A agitacao comecou com uma deslocacao inicial a casa de banho dos dois. Seguiu-se um pedido de cerca de 5 garrafitas de vinho (das pequenas claro...) para os dois. E ainda tentaram pedir mais.... Mas felizmente o stock tinha terminado (para minha satisfacao que ja via aquilo a dar para o torto!) e ainda bem pois a agitacao crescia da parte deles. A seguir veio o duty free onde compraram cerca de 400 euros de items para levar. Nitidamente iam passar uns dias a Amsterdao e ir para fora era algo que nao faziam habitualmente. De seguida sairam os dois pela primeira classe adentro e so regressaram meia hora mais tarde com um ar bastante entusiasmado. Seguiu-se o hospedeiro que veio com dois gelados e mais tarde com duas garrafas de whisky (pequenas claro) para lhes oferecer. Nao sei o que lhe fizeram mas o que e certo e que o homem ja nao os largava. Apesar de todo o incomodo e de se estarem sempre a levantar (tendo eu que trabalhar!) o que e certo e que as tantas ja me ria com as atitudes deles e deu de certa forma para relaxar um pouco.

Mas voltando ao inicio a viagem para Moscovo comecou com uma passagem no controlo de passaporte em Moscovo um pouco mais demorada do que o esperado. O meu passaporte foi alvo de revisao extensiva por algumas pessoas o que me obrigou a esperar uns 15 minutos antes de poder entrar na Russia. O motivo: nao faco idea! O que e facto e que pouco ou nada falavam ingles. Cerca de 20% da populacao russa e capaz de falar ingles e mesmo nessa percentagem a qualidade pode variar muito. Os que nao falam simplesmente dialogam connosco em russo e esperam que os entendemos. Resta a linguagem gestual.

De seguida mais hora e meia de carro ate ao hotel. O transito foi infernal. Um pouco antes de chegar ao hotel finalmente deixamos de ter tanto transito. O meu colega ja me tinha avisado que o condutor que nos ia levar ao hotel devia ser irmao do Michael Schumacher. Mas isto foi de loucos!! O condutor saiu disparado por uma avenida repleta de carros cruzando as diversas faixas a uma velocidade vertiginosa. De repente vi um carro com quatro piscas a nossa frente e pensei que era o fim! Vejo o volante guinar completamente para a esquerda e fazer uma razia a uma viatura que segue na faixa esquerda. Escapamos incolumes! Nem acredito. Passados poucos minutos chegamos ao hotel e dou gracas a Deus por ter havido tanto transito senao nao resistia a este grand prix de Moscovo!

Chegada ao hotel e dou por mim a perguntar a recepcionista se fala Ingles. Mas que pergunta! Levo uma resposta em Russo e consigo perceber uma palavra: Passport! Va la que ha palavras universais. Passados uns minutos e-me entregue um cartao com o numero do quarto. “A chave?” pergunto. Novamente a senhora comeca a desbobinar compulsivamente em Russo. Depois de alguns gestos chega entretanto o meu colega e simultaneamente uma senhora sai do elevador com uma chave para me entregar. Tudo se resolve apesar das diferencas de linguagem.

No dia seguinte apos pouco mais de uma manha de reuniao na empresa saimos para o aeroporto com alguma antecedencia. Mais uns sobressaltos com o mesmo condutor! Acho que vou ter de me habituar pois o homem ha-de me ir buscar nas proximas vezes que la for.

Aquando do check in no aeroporto a senhora no balcao ao entregar-me o cartao de embarque confirma comigo os dois cartoes que me vao ser entregues: um para Amsterdao e outro para Lima (no Peru!). “Minha senhora deve haver algum engano pois vou so para Amsterdao!”. A senhora surpreendida ainda me tenta convencer do contrario mas acabo por lhe entregar a reserva do voo. Apercebe-se entao do erro no sistema e prontamente retira o talao da mala de porao (devidamente abastecida com uma garrafita de vodka que a empresa nos ofereceu) e substitui pela indicacao Amsterdao. O erro tinha sido muito simples: ia eu embarcar em vez de uma tal de Roxana Selveres directa ao Peru com escala em Amsterdao. Nao e que me importasse (desde que devidamente bem acompanhada) e para umas feriazitas! Fico a pensar como e que e possivel um erro de tamanha natureza com nomes que nada tem em comum. Ao aproximar-me do controlo de passaportes reparo que ainda tenho o cartao de embarque da Roxana. Volto para tras para o entregar a senhora do check in.

Esta visita a Moscovo mais pareceu uma novela RUSSA!

No comments: